Rotterdam é um dos nossos destinos estrela em termos de arquitetura. Voltamos a visitar a cidade em outubro de 2017 e ficamos novamente surpresos com sua capacidade de mudança e adaptação.

Em 2016, foi inaugurado o «Timmerhuis», trabalho de Rem Koolhaas e estúdio OMA. É um novo edifício modular feito para a prefeitura, que abriga serviços municipais, escritórios e unidades residenciais. A sua integração com os edifícios de tijolos ao lado é surpreendente.

 

 

Esse mesmo estudo criou “De Rotterdam” em 2013, que transformou o horizonte da cidade portuária. É uma espécie de cidade dentro da cidade e é composta por três torres conectadas.

 

 

Um dos últimos edifícios de grandes arquitetos que se juntaram à cidade em 2014 é o Markthal, dos arquitetos locais MVRDV. Consiste em um enorme espaço fechado cercado por um edifício habitacional em forma de arco. Sua forma com interior colorido e a cúpula florida, além de sua altura, o tornam um edifício curioso que não nos deixa indiferentes à sua presença. Esta nova tipologia urbana, um híbrido entre o mercado local e o edifício residencial, merece uma visita arquitetônica e, sem sinal à dúvidas, gastronômica, para comer em uma das suas barracas.

 

 

Mas não podemos esquecer os “clássicos”.  As casas Kubuswoning ou casas cubo, são um conjunto de casas inovadoras projetadas pelo arquiteto Piet Blom em 1984. Há uma casa que pode ser visitada e algumas delas também albergam hostels, como o Stayokay, com quase 50 quartos, todos diferentes uns dos outros. Então você já sabe: se quiser dormir em um cubo agora você pode fazê-lo.

 

 

Rotterdam é tudo isso e muito mais!

Entre em contato conosco se você quiser uma experiência arquitetônica em Rotterdam levado pelas mãos de nossos arquitetos guias.

 

 

Fotos Marta Vélez