Project Description
BAKU
Your Content Goes Here
Baku é a capital e a cidade mais populosa do Cáucaso. Localizada na costa sul do Cáspio, esta cidade é composta por duas partes principais: o centro urbano e o interior da cidade antiga. O centro com o Palácio do Shirvanshah e a Torre da Donzela, foi inscrito pela UNESCO como Património Mundial em 2000.
A arquitetura em Baku varia completamente, desde a base da cidade velha até os edifícios modernos e o design espaçoso do porto de Baku. Muitos dos edifícios mais impressionantes da cidade foram construídos durante o século 20, quando os elementos arquitetônicos de estilos europeus foram combinados em um estilo eclético. Baku, portanto, tem uma aparência original e única, o que lhe valeu ser conhecida como a “Paris do Oriente”.
A Cidade Velha de Baku, também conhecida como a cidade murada de Baku, refere-se ao antigo assentamento que se desenvolveu na capital azeri. Esta área é pitoresca, com o seu labirinto de ruelas estreitas e edifícios antigos: as ruas de paralelepípedos passam pelo Palácio dos Shirvanshahs, tem duas caravanserais (antigos pontos de descanso das caravanas), banhos e a Mesquita Juma.
Art nouveau em Baku começou a aparecer nos anos 2000. Com um desenvolvimento econômico significativo, edifícios com paredes de vidro inteiras surgiram ao redor da cidade; os exemplos mais proeminentes são a Torre SOCAR e as Torres de Chama.
Milhares de edifícios da era soviética foram demolidos, fazendo com que a cidade crescesse de forma dinâmica e a toda a velocidade, dando lugar a um cinturão verde nas suas costas, parques e jardins que enchem as praias da Baía de Baku.
Caminhando pela Baku Boulevard podemos visitar o Bulvar Park, um centro comercial com arquitetura futurista. Veremos do lado de fora no centro internacional de Mugham, no Azerbaijão, que é um centro de arte e música do Azerbaijão, bem como o Baku Chrystal Hall. Este edifício acolheu o 6º Campeonato Mundial de Desporto Electrónico.
Em seguida, vamos explorar a arquitetura futurista de Baku. O exterior do Estádio Olímpico de Baku mais o futurista Edifício Socar New Management e a torre de escritórios de Azersu. Também observaremos de fora o “Palácio da Felicidade” do arquiteto Iosif Ploshko.
Visitaremos a antiga Torre da Donzela (século XII), o Palácio Shirvanshah e exploraremos o exterior das Torres Llama. São um trio de arranha-céus em Baku, um deles é o mais alto do país, com uma altura de 182 metros.
Vamos contemplar o Heydar Aliyev Center, projetado pelo arquiteto iraquiano britânico Zaha Hadid. Este edifício distingue-se pelo seu estilo arquitectónico único que evita qualquer ângulo acentuado.
O transporte local inclui o metrô de Baku, um sistema de trânsito rápido que, como muitas cidades da antiga União Soviética, se destaca por sua arte estacionária na forma de murais, mosaicos, lustres e grandes ornamentos.
Escolha entre uma de nossas excursões em Baku orientada ao design, urbanismo e arquitetura em Baku, ou peça a um de nossos arquitetos para preparar um itinerário personalizado. Todos os nossos guias são arquitectos profissionais.