Project Description

MADRI

Capitalidade, arte e espaço publico

A arquitetura de Madrid é muito variada. Junto com edifícios antigos como El Escorial, encontram-se outros modernos como os arranha-céus na zona de AZCA, próxima ao Paseo de la Castellana. Esta variedade faz com que Madrid esteja entre as cidades mais interessantes para amantes da arquitetura.

Torrespaña: mais conhecida como “Pirulí”, é uma torre de comunicações que se converteu em todo um símbolo dentro da arquitetura de Madrid. A partir daí são emitidas quatorze redes de rádio FM, treze de rádio digital, oito de televisão e 20 de televisão digital.

Caja de Madrid: a princípio, este edifício ia ser a sede da empresa Repsol, por isso era conhecido como “Torre Repsol” até que, finalmente, foi destinado à entidade bancária.

“Torre de Cristal”: é o arranha-céu, juntamente com o edifício da Caja de Madrid, mais alto da Espanha, já que os dois possuem 250 metros. A característica que melhor define e diferencia do resto de arranha-céus são as mudanças nas plantas, que formam uma figura similar a um cristal cortado, daí seu nome. Possivelmente, é uma das obras modernas mais bonitas da arquitetura de Madrid.

Mas a cidade também dispõe de um amplo repertório de arquitetura antiga, edifícios que se converteram em autênticas obras de arte e que são, sem dúvida, as maiores atrações históricas aos que viajam à Madrid:

– Catedral de la Almudena: apesar de sua aparência de obra antiga, esta catedral foi iniciada no final do século XIX, ainda que a obra tenha durado 100 anos, devido às sucessivas paralizações ao largo do século XX. Como consequência, reúne vários estilos como o neoclássico, neogótico e neorromântico, em uma mescla característica das últimas décadas do século XX.

–  Monastério de El Escorial: construído no final do século XVI  é uma das grandes obras da arquitetura renascentista da Espanha, realizada por Juan Bautista de Toledo, ainda que logo uniram-se ao projeto notáveis arquitetos como Juan de Herrera, Francisco de Mora e Juan Valencia. Foi considerada durante muito tempo a Oitava Maravilha do Mundo.

– Palácio Real: o Palácio do Oriente foi projetado pelo arquiteto barroco Filippo Juvara por volta do ano 1738. Está localizado muito próximo da Praça da Espanha, na Rua Bailén. Foi durante muito tempo a residência da Família Real, até que os reis atuais resolveram se mudar ao Palácio de la Zarzuela, onde vivem atualmente.

Por outro lado, a arquitetura contemporânea de Madrid também oferece outros edifícios que merecem destaque: Edifício Mirador de Sanchinarro, o qual, ainda que seja privado e por isso tenha proibida a entrada de estranhos, pode ser contemplado desde seu exterior.

Edificio Mirador: ganhador de um dos mais reconhecidos prêmios de arquitetura. Projeto do escritório holandês MVRDV, juntamente com a arquiteta espanhola Blanca Lleó, almeja construir habitação de interesse social desde outra perspectiva. O resultado é um edifício de 21 andares com um orifício central a uns 36m de altura, o qual possui função de jardim comunitário e mirante à Serra de Guadarrama. Esse projeto foi objeto de um amplo recorrido de viagens a exposições importantes, entre elas a do MOMA de Nova Iorque.

Edifício Caixa Forum: projetado pèlos suiços Herzog & de Meuron, esta obra completa o Triângulo de Arte formado pelo Museu do Prado, Museu Thyssen e Museu Rainha Sofia. O mais característico é que conservou a fachada de tijolos da antiga estação elétrica, sobre a qual foi construída essa nova sede cultural, mesclando o antigo e o novo.

TOURS DE ARQUITETURA EM MADRI

Consulte sobre nossos tours em Madri